quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Documentos para Embarque

Se você decidiu embarcar deverá providenciar os documentos necessários.
Aquele que leva mais tempo para ficar pronto é o certificado do CBSN, Curso Básico de Segurança em Navio. A grande maioria das pessoas se refere a esse certificado como STCW.
Na verdade, STCW é a convenção internacional que o Brasil assinou e pela qual se obriga a fiscalizar as embarcações em sua costa para verificar que os tripulantes possuam o certificado CBSN.
Este curso tem duração média de 4 dias e inclui uma parte prática durante a qual o futuro tripulante deve combater incêndio e saltar de uma plataforma a uma altura de 3 metros.
Entretanto, até a obtenção deste certificado podem se passar até 30 dias. Isto porque a emissão do certificado deve ser validada pela Marinha do Brasil.
Sendo assim, para acelerar seu processo de embarque, providencie o CBSN/STCW o quanto antes!
Outro documento indispensável ao embarque é o passaporte. Ele é emitido pela Polícia Federal e o processo é bem simples. Você deve preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos originais:
- Documento de Identidade,
- CPF,
- Título de Eleitor e comprovante de que votou na última eleição,
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os requerentes do sexo masculino),
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento requerido. O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet,
- Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, implica em pagamento da taxa em dobro.
Um terceiro documento necessário a seu embarque é a Carteira Internacional de Vacinação. Ela é emitida pela ANVISA de maneira gratuita. Em todos os aeroportos existem unidades da ANVISA, verifique a mas próxima de você.
Agora só faltam seus exames médicos admissionais. Os resultados dos exames devem ser transcritos para formulários médicos. Certifique-se de que o laboratório que você procurou é idôneo e procure um médico confiável. Como a bordo o atendimento médico é de pronto-atendimento, é fundamental que você esteja realmente saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário