segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Companhias e Agências

Quando o futuro tripulante decide embarcar é importante que ele verifique em qual companhia de navegação vai querer trabalhar.

A companhia de navegação ou armadora é a empresa para a qual o tripulante presta serviços, ela será sua empregadora, sua contratante.

Existem companhias gregas, turcas, americanas, espanholas, italianas...

Companhias são diferentes entre si e essas diferenças são decorrentes, em grande parte, das práticas e traços culturais do país de origem de cada uma delas.

Da mesma forma as agências não são todas iguais.

A função da agência, em linhas gerais, é intermediar a contratação do tripulante pela companhia, mas o trabalho de uma boa agência não termina por aí! Ele consiste também no apoio ao tripulante antes, durante e depois do embarque.

Dessa forma, a agência orienta seu agenciado, oferece cursos, treinamentos, capacitação, informações...

Cada Companhia e cada Agência seguem protocolos diferentes e adotam processos seletivos distintos.

Em alguns casos as entrevistas são feitas somente com as agências, em outros com as agências e com as companhias.

Alguns processos seletivos não admitem entrevistas feitas à distância, o que obriga o candidato a se apresentar pessoalmente.

Existem casos em que é necessário participar de treinamento, outros não.

Dessa forma, é fundamental verificar qual o procedimento determinado pela Companhia e adotado pela Agência.

Não acredito que seja o caso de indicar aqui uma lista de Companhias ou de Agências, simplesmente porque, diferente de outros meios eletrônicos este blog não é comercial, ou seja, não tenho a intenção de cobrar nada em troca de publicar indicações.

Somente a título de informação, eu embarquei todas as vezes na MSC e hoje, continuo prestando serviços para essa companhia através do meu trabalho na agência em que trabalho.

Um comentário:

  1. Muiiito bom Maria Clara.
    Eu não tenho a menor dúvida de ter escolhio o melhor caminho para mim.

    Vou acompanhando e já coloquei como um dos meus blogs favoritos...inclusive no meu blog rsrsrs

    Beijos
    Felipe Alves

    ResponderExcluir